domingo, 8 de maio de 2011

Epifanias sobre a Geografia e a História: vai que...


Preparei esse pequeno argumento para justificar uma proposta de mestrado. Vamos ver o que vai acontecer...

O papel Estado na construção do espaço sempre me cativou muito. Não só no espaço urbano ou agrário, mas na construção de toda a relação entre estados e suas questões hegemônicas tanto na Geografia Política como na GeoPolítica. Estudando História não tenho deixado de notar que não se trata apenas "do estudo dos homens no tempo" (como dizia Marc BLOCH), trata-se do estudo dos homens no tempo e sua relação com o espaço geográfico. Agora, trata-se de um espaço pretérito e de informações fragmentadas que precisam de uma ótica Geográfica para serem compreendidas. Algo que, no meu ver, os historiadores fazem de uma certa forma empírica e sem muito rigor conceitual (misturando, os conceitos de Espaço, Terrítório, Região, Lugar e paisagem). Então a minha proposta inicial é de aproximar o que não deveria ter sido separado: a Geografia e a História (a relação da sociedade com o espaço e o tempo) para um compreenção mais "completa" do que deveríamos compreender (o qual não estou certo, mas isso é outro assunto).

sem mais (por enquanto),

JJ


imagem: Pintura de Johannes Vermeer - O Geógrafo (1669)

Um comentário: